Sobre o Blog

Blog criado dentro da disciplina de Informação e Sociedade ministrada na Universidade Federal do ABC sob direção da Doutora Margarethe Born Steinberger-Elias.



Objetivo

O objetivo deste blog é discorrer sobre o tema ética jornalística através da divulgação de estudos de caso das principais violações do Código de Ética Jornalística, assim como várias notícias relacionadas à Tecnologia da Informação, como por exemplo a do Charlie Hebdo, que foi muito influente para a escolha do tema do blog. Através do tema será possível realizar a análise de sentimento do impacto das  tecnologias digitais no cenário atual da comunicação.

Público Alvo

O blog é destinado à estudantes de Sistemas da Informação, Tecnologia da Informação, Engenharia da Informação, Ciências da Computação, Tecnologias para Jornalismo, Ética para Tecnologia da Informação e interessados pelos temas.


Justificativa

O tema foi escolhido por possibilitar a abordagem de diversos tópicos relacionados à matéria, tais como: Cognição social, inteligência coletiva e social, consciência coletiva, tecnologia da informação balanceando a ética jornalística com a privacidade dos dados.


Título - Pontapé Inicial: O Massacre de Charlie Hebdo

 “Uma pequena célula de terroristas islâmicos atacaram cartunistas na revista satírica “Charlie Hebdo” e clientes em um supermercado de Paris, matando 17 pessoas e provocando indignação, solidariedade e apoio internacionais. A hashtag #JeSuisCharlie estava entre os tópicos mais comentados no mundo e líderes de diversos países foram às ruas para marchar em apoio à resiliência parisiense. No norte da Nigéria, enquanto isso, um exército de extremistas islâmicos arrasou a vila de Baga, matando cerca de 2 mil pessoas, a maioria mulheres e crianças que não puderam fugir dos ataques.”
 (Fonte: http://hypescience.com/o-que-explica-diferente-cobertura-da-midia-nos-massacres-da-charlie-hebdo-e-baga/)

O título sugerido é “Je suis Charlie, et vous?” (Eu sou Charlie, e você?). Uma alusão ao atentado contra integrantes da revista Charlie Hebdo, ocorrido no dia 07 de janeiro de 2015 em Paris, o qual resultou em 12 mortes.  A Charge publicada no Jornal Charlie Hebdo foi um marco para a liberdade de expressão no Jornalismo mesmo que violado o Código de Ética Jornalística.  Independente dos anos se passarem e alguns esquecerem da notícia, a charge sempre terá um significado para a sociedade e gerará comentários positivos em relação à liberdade de expressão e negativos em relação ao respeito religioso. O blog visa mostrar a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação na  investigação jornalística.

Perenidade

Organizações internacionais e regionais de jornalistas profissionais, representando 400.000 jornalistas em atividade em todas as partes do mundo, têm realizado desde 1978 encontros consultivos sob os auspícios da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). A Oposição ao Racismo (ao Apartheid) ou a ratificação da importância da liberdade de expressão foram assuntos já foram tratados nesses encontros. No Brasil, o código de ética do jornalista foi criado em 1987, portanto, observa-se que ética jornalística não é um assunto recente e, ao longo do tempo tem se modificado para se adequar a novas realidades. Atualmente, os processos de produção das notícias têm se alterado com o surgimento de novas modalidades e práticas do jornalismo. Com o crescimento da Internet, a migração da atividade para a rede foi inevitável, no entanto, alguns aspectos inerentes ao jornalismo ainda estão em processo de adaptação, dentre eles a ética jornalística. Através da construção deste blog, propõe-se, portanto, conhecer o código de ética jornalística e confrontá-lo com a atuação dos profissionais da mídia e entende-se que para a compreensão deste tema, é necessário conhecer desde passado até hoje. Observa-se que polêmicas sobre o assunto ocorridas no passado se repetem nos dias atuais, e portanto, espera-se que o blog tenha utilidade por muitos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário