Wikipédia: Plataforma Jornalística?

ANJ condena invasão de perfis de jornalistas pelo Palácio do Planalto

Fonte da Imagem: http://noticias.ne10.uol.com.br/brasil/noticia/2014/08/09/anj-condena-invasao-de-perfis-de-jornalistas-503209.php

Conteúdo do Jornal Estadão

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) afirmou ontem, em nota, que "condena a alteração dos perfis dos jornalistas Míriam Leitão, colunista de O Globo, e de Carlos Alberto Sardenberg, da rádio CBN e da Rede Globo, na enciclopédia virtual Wikipedia, a partir da rede interna da Presidência da República".


Assinado pelo vice-presidente da ANJ, Francisco Mesquita Neto, também responsável pelo Comitê de Liberdade de Expressão da entidade, o texto diz ainda que "as alterações, efetuadas no mês de maio do ano passado, continham críticas e afirmações inverídicas e desqualificadoras em relação aos dois profissionais". A entidade diz esperar "que o Palácio do Planalto apure o ocorrido e tome as devidas providências".


O episódio, divulgado ontem pelo jornal O Globo, mereceu ao longo do dia duas notas da Presidência da República. Na primeira esta considera "lamentável que o endereço IP do Palácio do Planalto tenha sido usado" para se alterar os perfis. O texto lembra que a liberdade de expressão na internet é "um direito de todos", mas é "absolutamente condenável a utilização de equipamentos públicos com o intuito de atacar a imagem de qualquer cidadão". O Planalto informa ainda que as modificações nos perfis dos dois jornalistas "foram feitas por um número de rede de internet do Palácio que também funciona para a rede wi-fi". Por isso, "qualquer pessoa, mesmo em visita ao Palácio do Planalto, poderia em tese ter realizado as alterações".[...]

Wikipédia

A Wikipédia é uma enciclopédia virtual gratuita alimentada por colaborações de usuários da internet. Atualmente, o site mantido pela Fundação Wikimedia possui mais de 30 milhões de artigos, dos quais cerca de 834 mil na língua portuguesa.

Qualquer pessoa pode alterar o conteúdo desses artigos. O registro de edições é armazenado na Wikipédia a partir do endereço de IP do dispositivo responsável pela mudança, que nada mais é do que um número de identificação atribuído a cada aparelho conectado à internet.

Além da sindicância da Casa Civil, a Secretaria de Administração da Presidência (SAP), vinculada à Secretaria-Geral, também apurava o uso da rede de internet do Palácio do Planalto para criticar jornalistas. Com a conclusão das investigações, o processo também foi encerrado na SAP.



Estudos de Caso


Enciclopédia:dá para confiar na Wikipédia? - por Tiago Cordeiro (Editora Abril)



Postado por: Bianca Borges

Um comentário:

  1. Não podemos ver o Wikipedia como uma fonte correta e exata para pesquisas e buscas pois é uma rede aberta onde qualquer um pode publicar assim como ocorreu neste caso. A ética jornalística também está limitada pela plataforma tecnológica no qual se utiliza relacionado a confidenciabilidade.

    ResponderExcluir